Sistema de vagão de descarga da Kiruna Wagon é nomeado finalista do Swedish Steel Prize 2017

/ins.Por desenvolver a Helix Dumper, uma solução inovadora de vagões que é altamente durável e muito mais eficiente do que outras ofertas de vagões de minério, a Kiruna Wagon foi nomeada finalista para o Swedish Steel Prize 2017.

O Swedish Steel Prize é um prêmio internacional que honra a arte da engenharia e inovação na indústria do aço. A Kiruna Wagon, da Suécia, é uma das quatro finalistas para o prêmio deste ano, que será concedido durante a cerimônia em Estocolmo, Suécia no dia 11 de maio.

“Nosso cliente encontrou um design pequeno que quiz transformar em um grande conceito de vagão dedicado. Havia muitos desafios a superar, incluindo como conseguir uma capacidade de carga de 100 toneladas, mantendo o vagão leve", explica Fredrik Kangas, Diretor Gerente da Kiruna Wagon.


O Helix Dumper resultante é uma estrutura de vagões leve com uma carga útil elevada e uma solução de descarga engenhosa que tem uma velocidade de descarga de 25.000 toneladas por hora, que é o dobro da de outros sistemas.

O projeto utiliza o aço de alta resistência extensivamente na estrutura do vagão assim como para as placas de reforço em torno do corpo do vagão e para o trilho superior do vagão. O aço resistente ao desgaste é usado nos dois arcos no local de descarga.

“O Helix Dumper foi concebido de uma forma que minimiza o desgaste, que foi uma das razões pelas quais acreditamos que a nossa escolha de materiais foi otimizada", diz Kangas.

Ao comparar com outros, um sistema de descarregamento completo para a Helix custa 1/7 do que um vagão rotacional custa. Além disso, a Helix usa partes da energia potencial do minério para empurrar o vagão para frente à medida em que descarrega. Isso significa que não é necessária energia extra e há muito menos poeira com quase nenhum barulho.

A motivação do júri ao selecionar Kiruna Wagon como uma finalista para o Swedish Steel Prize 2017 é:

“A Kiruna Wagon desenvolveu um inovador sistema de vagões de descarga para transporte ferroviário de longo curso e descarga eficiente de minerais. O uso de aços estruturais e resistentes ao desgaste avançados de alta resistência tornou possível a concepção de vagões leves combinados com um terminal estacionário Helix para descarga rotativa on-the-fly. Com sua taxa de descarga quase duplicada, o sistema Helix é superior a todas as soluções convencionais e resolve muitos problemas relacionados aos agregados viscosos. O sistema terminal é muito rentável, tanto em termos de investimento quanto de operação”.

Por quase 20 anos, o Swedish Steel Prize tem reconhecido e premiado pequenas e grandes companhias bem como instituições e indivíduos que desenvolveram um método de produção que utiliza todo o potencial do aço de alta resistência. O vencedor receberá uma estatueta do escultor Jörg Jeschke e um prêmio em dinheiro de 100.000 Coroas Suecas que a SSAB encoraja que seja doada para uma instituição de caridade à escolha do vencedor.

Leia mais sobre o Swedish Steel Prize em www.steelprize.com.


Para obter mais informações, entre em contato:

Eva Petursson, Presidente do Júri, Swedish Steel Prize, +46 243 712 04

Anna Rutkvist, Gerente de Projeto, Swedish Steel Prize, +46 243 716 40

A SSAB é uma empresa nórdica de produção de aços com unidade produtiva também nos EUA. A SSAB oferece produtos de valor agregado e serviços desenvolvidos em estreita colaboração com os seus clientes para criar um mundo mais forte, mais leve e mais sustentável. Tem funcionários em mais de 50 países e conta com instalações de produção na Suécia, Finlândia e nos Estados Unidos. A SSAB está cotada na Bolsa de Valores Nórdica de Estocolmo, Nasdaq, e na Nasdaq em Helsínquia. www.ssab.com.

Rating:

vote data

Let us know if you are going to use this press release. Thank you!

Publications