A Kiruna Wagon ganha o Swedish Steel Prize 2017

/ins. O vencedor do prêmio internacional Swedish Steel Prize deste ano é a empresa Kiruna Wagon da Suécia. O prêmio é concedido para a inovadora solução de vagão da empresa, a Helix Dumper. A Kiruna Wagon utilizou aço de alta resistência para desenvolver uma solução de vagão altamente durável e muito mais eficiente do que outros vagões de minério presentes no mercado.

“A Kiruna Wagon atualizou com êxito uma excelente ideia e utilizou aços de alta resistência para transformá-la em uma solução de vagão completamente nova e superior”, diz Eva Petursson, presidente do júri do Swedish Steel Prize e chefe do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento Estratégicos da SSAB.

A solução Helix Dumper da Kiruna Wagon é um sistema de vagões de descarga para transporte ferroviário de longo curso e descarga eficiente de minerais. O uso de aços estruturais e resistentes ao desgaste avançados de alta resistência tornou possível a concepção de vagões leves combinados com um terminal estacionário Helix para descarga rotativa on-the-fly. A engenhosa solução tem uma velocidade de descarga de 25.000 toneladas por hora, o dobro dos outros sistemas.

Para o projeto final, o aço estrutural Strenx e o aço resistente ao desgaste Hardox foram utilizados na solução de vagão.

Quando comparado com outros, um sistema de descarga completo para a Helix custa 1/7 do que custaria um vagão rotacional. Além disso, a Helix utiliza partes da energia potencial do minério para empurrar o vagão para a frente enquanto ele descarrega. Isso significa que nenhuma energia extra é necessária e há muito menos poeira com quase nenhum ruído.

O Swedish Steel Prize agora está sendo concedido pela 18ª vez, e o vencedor receberá uma estatueta do escultor Jörg Jeschke e um prêmio em dinheiro de 100.000 coroas suecas.

Os outros finalistas, a Fermel da África do Sul, a JMG Cranes da Itália e a Wabash National dos EUA, foram as outras classificadas no Swedish Steel Prize d 2017.

Leia mais sobre o Swedish Steel Prize no site www.steelprize.com.

Para obter mais informações, entre em contato:

Eva Petursson, presidente do júri, Swedish Steel Prize, +46 243 712 04


A SSAB é uma empresa siderúrgica com sede na região Nórdica e nos Estados Unidos. Ela oferece produtos de valor agregado e serviços desenvolvidos em cooperação próxima com seus clientes para criar um mundo mais forte, leve e sustentável. A SSAB conta com funcionários em mais de 50 países. A SSAB possui unidades produtivas na Suécia, na Finlândia e nos EUA. A SSAB está listada na Nasdaq OMX de Estocolmo e possui uma listagem secundária na Nasdaq OMX de Helsinque. www.ssab.com.

Rating:

vote data

Let us know if you are going to use this press release. Thank you!

Publications