Road maintenance cots lowered by carbide-tipped grader blades

COMUNICADO À IMPRENSA
2 de novembro de 1995
Lâminas equipadas com ponteiras de carboneto economizam milhões no
custo de reparação de estradas.

Um sistema de lâminas de gradar, substituiveis com pontas de carboneto de tungsténio, foi desenvolvido pela Companhia Sueca Sandvik.
Desenhado para aplicação na manutenção de estradas, o sistema 2000 utiliza lâminas equipadas com ponteiras de carboneto de tungsténio, que são montadas em adaptadores que lhes permitem rotação livre das ponteiras.

As lâminas adaptadoras são produzidas em comprimentos de 3 ou 4 pés e são aparafusadas na lâmina das niveladoras.
O desenho das ponteiras permite uma acção de corte por rotação em vez de corte simples na preparação das estradas.
Este facto, diz o fabricante, significa uma redução de custos para o utilizador na ordem dos 30%, tendo em conta que a duração, comparando com o método tradicional, chega a ser superior em 25 vezes.
O novo sistema de corte utiliza suportes, especialmente desenhados para o efeito, que mantêm as ponteiras no seu lugar. O sistema 2000 tem origem na indústria Mineira, onde os cortantes de movimento de rotação livre, provaram ter uma vida útil muito superior ao das lâminas fixas.

De acordo com o fabricante, o desenho especial das ponteiras, torna práticamente impossivel estas sairem dos suportes. No caso de se verificar a quebra de alguma ponteira esta pode ser substituida, individual e manualmente. O sistema foi principalmente desenhado para uso em estradas de gravilha.

Uma acção eficaz de corte e regularização é utilizado
para o tratamento de estradas.
O sistema pode tambem ser aplicado na regularização de sulcos em neve compactada, ou gelo, para melhorar a tracção aumentando portanto a segurança das estradas.
Os extremos das ponteiras são em carboneto de tungsténio, o que combinado com o movimento de rotação livre, diz o fabricante, pode aumentar considerávelmente a vida útil, até 25 vezes, comparando com as lâminas convencionais de dentes de aço.
A forma convexa da ferramenta, leva a que é usada uma acção de rotação em vez de simples corte sobre a superficie da estrada, o que torna o nivelamento mais eficiente. Esta acção também reduz os riscos de danos a superficie subjacente. Outra vantagem é a de que a vibração é reduzida, o que melhora as condições ambientais do operador.


Economia representativa
Calculou-se ser possível uma economia operacional de até 30% na utilização do System 2000 para o corte de gelo ou a manutenção de estradas de cascalho e, embora seja necessário um investimento inicial maior do que o requerido quando se usam lâminas tradicionais, o custo geral por quilómetro preparado, é mais baixo do que aquele resultante dos outros métodos utilizáveis. A forma das ponteiras tambem leva a que estas sejam pressionadas contra a superficie da estrada mais rápidamente assim, é exigido menor esforço ao motor permitindo economizar combustivel.
O sistema tem vindo a ser extensivamente testado em diversos países, incluindo a Suécia e o Canada, Em alguns casos, o System 2000 tem provado ser um sistema eficiente para rectificar asfalto, desde que a temperatura seja adequada. Num teste realizado pela Boundary Equipment Co. Ltd. em Edmonton, no Canadá, metade da superficie de uma estrada de 33” (8,4 cm) foi rectificada em 3 horas e 15 minutos utilizando um rectificador de asfalto de 38”. A outra metade, usando um System 2000 da Sandvik montado numa niveladora John Deere 772, foi rectificada em apenas 15 minutos - sem que nenhum desgaste se tenha apresentado no adaptador ou nas ferramentas.


Legenda
O System 2000 da Sandvik utiliza ponteiras com movimento giratório livre e extremidades de carboneto de tungsténio para nivelar superficies de estradas, resultando na redução de custos até 30%.





Rating:

vote data

Feedback is not allowed / disabled for this press release.

Publications