Recuperação de calor e eficiência energética aumenta a lucratividade e reduz a emissão de CO

A utilização da tecnologia mais recente na combustão de óleo e gás pode proporcionar uma economia significativa no consumo total de energia. O controle moderno de oxigênio, capaz de compensar as alterações da temperatura de ambiente e qualidade de combustível, pode aumentar a eficiência de energia em até 3%. Um adicional de 2 a 3% pode ainda ser economizado através do reaproveitamento do ar quente de combustão. A tecnologia de queimadores modernos, sem dispositivos mecânicos, operando com servomotores de precisão, pode significar uma grande economia no custo de energia.

Caldeiras normalmente precisam de grandes ventiladores para o ar de combustão, os quais, numa condição em que a caldeira não está funcionando com sua potência total, são acionados contra comportas fechadas.

Essas comportas podem ser substituídas por um acionamento de velocidade variável para o motor do ventilador e o investimento terá retorno garantido em apenas alguns anos.

Muitas indústrias optaram pela instalação de uma bomba de calor para reduzir o consumo de óleo e gás. Essas indústrias produzem cerca de 40 a 60% da demanda de calor através dessas bombas e somente quando estão operando com capacidade total, uma porção adicional de combustão de óleo e gás se faz necessária.

A Oilon, uma empresa privada finlandesa, vem operando no segmento ambiental e de tecnologia de energia durante os últimos 50 anos, tem marcado presença nesse mercado e está sempre comprometida com o desenvolvimento de soluções para apoiar a crescente necessidade de produção de energia limpa e renovável.

Novos desenvolvimentos relacionados a energia limpa incluem projetos relacionados a combustão de gases de processo, os quais, anteriormente, eram disperdiçados durante os processos industriais. Para que isso seja possível, sistemas complexos de recuperação são necessários para separar esses gases com baixo teor de queima, o que tem sido desafiante para garantir o retorno do investimento. Entretanto, essas são fontes significativas de energia e se fazem disponíveis em todas as indústrias de processo e, com a tecnologia atual de queimadores é possível garantir uma queima limpa e estável para esses gases. “A combustão de gases com baixo teor de queima demanda um conhecimento especial o qual a Oilon vem acumulando ao longo dos anos. O segredo do sucesso para combustão de gases desse tipo é a ordem de aplicação correta do gás e abastecimento de ar, como por exemplo, na maneira em que o gás é misturado com o ar. “Se necessário, nós adicionamos uma câmara frontal especial ao queimador para estabilizar a chama e faci
litar uma combustão eficiente.” Explica o Sr. Tero Tulokas, Gerente de Engenharia da Oilon Energy.


Os últimos anos tem mostrado que o uso de energia limpa e renovável não é somente mais uma alternativa mas está se tornando essencial para a preservação do meio ambiente em um futuro bem próximo. Atividades indústriais e agrícolas são apontadas como as maiores queimadoras de combustíveis fósseis, como óleo e gás, os quais são os principais responsáveis pela emissão de dioxido de carbono na atmosfera. Estudos em como gerar energia através de fontes limpas e renováveis tem se tornado recentemente uma questão séria. Esses estudos tem mostrado  soluções promissoras para substituir a produção de energia existente por uma nova e sustentável para o planeta.

Baseando-se no aumento da demanda para novas tecnologias e com um propósito de expandir para apoiar novos mercados, a Oilon decidiu investir no crescente mercado Sul Americano. A empresa irá estabelecer uma unidade no Brasil com a intenção de fornecer queimadores de óleo e gás e bombas de calor fabricadas pelo grupo além de desenvolver atividades relacionadas a manutenção e fornecimento de peças sobressalentes para o mercado local. Um mercado crescente com uma forte preocupação com o meio ambiente, gera uma grande demanda para soluções de energia limpa.

As operações no Brasil terão início no começo de 2012, quando o diretor Johan Tallberg, será relocado para gerenciar as atividades sulamericanas. A Oilon Brasil Energia Ltda. estará operando partir da cidade de Campinas, localizada a cerca de 100km de São Paulo. “Campinas será nossa sede Sul-Americana, da mesma forma que a cidade de Wuxi na China centraliza nossas operações na Ásia. De Campinas forneceremos e promoveremos os produtos e serviços para toda América do Sul.”, afirma Johan Tallberg.  

A região já conta com uma base instalada de equipamentos Oilon que requer peças sobressalentes e manutenção anual. International Paper, Arauco, Nestle, Stora-Enso, UPM Fray Bentos e Klabin para citar alguns usuários finais que já usam a tecnologia Oilon na América do Sul.

A perspectiva futura para indústria na América Latina é boa. A economia está crescendo e os países são autosuficientes em relação a várias matérias-primas importantes.

As indústrias lideres no mundo vêm investindo fortemente no aumento da capacidade produtiva para acompanhar o rápido crescimento do mercado Sul-Americano.

Nesse momento, há uma combinação perfeita entre as recentes necessidades industriais e a alta tecnologia que tem sido estudada ultimamente. Desse modo, há uma grande possibilidade de um crescimento expressivo para os países Sul-americanos e o mais importante um crescimento sustentável apoiado nas novas soluções que já leva em consideração o futuro do nosso planeta.

Oilon em resumo

A Oilon é uma empresa privada finlandesa fundada em 1961, que opera no setor ambiental e de tecnologia de energia. Ao longo desses cinquenta anos de experiência, o Grupo Oilon tem alcançado uma posição significante no mercado global. A empresa fabrica e vende queimadores de óleo, gás e bi-combustíveis com capacidade de 12 a 80 000 kW para têrmoelétricas, processos industriais, plantas de incineração de gases perigosos, centrais de aquecimento doméstico e navios. Além disso, a Oilon oferece várias soluções para aquecimento e resfriamento industrial além de aquecimento doméstico, como, por exemplo as bombas de calor, queimadores, coletores de energia solar e diferentes soluções híbridas. As fábricas estão localizadas na Finlândia, em Lahti, Hollola, Kokkola, e Tuusula e na China em Wuxi, e os escritórios de vendas e marketing na Alemanha, Rússia, Finlândia, China e agora também em Campinas, no Brasil. O Grupo Oilon emprega quase 400 pessoas ao redor do mundo e tem um volume de negócios de 70 milhões de euros.


Oilon Oy                                             Oilon Brasil Energia Ltda.
P.O.Box 5, Metsä-Pietilänkatu 1            Rua Baguaçu, 26, 2º andar, cj 401
FI-15801 Lahti                                    Alphaville Empresarial
Tel. +358-3-85 761                             13098-326 – Campinas, SP - Brasil
Fax +358-3-857 6239                          Tel./Fax: +55 19 3515-0475
Email: info@oilon.com                          Email: info.latinamerica@oilon.com
Web:  www.oilon.com                           Website: www.oilon.com

Press release images


Image 1395

Image 1390

Image 1391

Image 1392

Image 1393

Image 1394

Rating:

vote data

Let us know if you are going to use this press release. Thank you!

Publications