Vale é finalista do Swedish Steel Prize pela grelha sob moega para mineração resistente e eficiente

/INS. Por desenvolver uma grelha para mineração altamente durável fabricado em aço de alta resistência que otimiza a produção, a Vale é finalista do Swedish Steel Prize 2014.

O prêmio é concedido anualmente pela SSAB, líder mundial em aço de alta resistência e chapas antidesgaste, para reconhecer o projeto mais inovador que faça uso de aços de alta resistência. A Vale, do Brasil, é uma das quatro finalistas para o prêmio deste ano, que será concedido durante a cerimônia no dia 20 de novembro em Estocolmo, Suécia.

“Estamos orgulhosos por termos sido selecionados como um dos finalistas de um concurso internacional de projetos de engenharia de última geração, como o Swedish Steel Prize”, disse José Cléber Rodrigues da Silva, supervisor de engenharia de manutenção em Carajás, maior operação de mineração da Vale. “Não havia nada assim antes. O conjunto de grelhas sob moega foi criado e desenvolvido para enfrentar os impactos negativos de grandes blocos de minério de ferro nas unidades de britagem.”

O conjunto de grelhas é formado por várias grelhas fixas de 3 m x 3,30 m com formato projetado especialmente para suportar o impacto de rochas grandes e otimizar o fluxo de minério de ferro. O sistema é montado em uma estrutura de apoio de 21 m x 18 m com altura de 2 metros posicionada no topo da  moega do alimentador

“A principal razão para o uso de aço de alta resistência foi a combinação de alta dureza, excelentes propriedades mecânicas e tenacidade", disse Rodrigues da Silva. “Além disso, a garantiu a resistência da grelha ao desgaste abrasivo causado pelo fluxo de minério de ferro.”

Os benefícios obtidos após apenas três meses de uso foram muito maiores do que o esperado. Após esse período, a redução do tempo de inatividade devido à obstrução do bloco (de minério de ferro) foi de 92% e a redução de custos das perdas decorrentes da paralisação totalizaram pouco mais de três vezes o valor do projeto.

A motivação do júri

A motivação do júri do Swedish Steel Prize 2014 para selecionar a Vale como finalista é:

“Utilizando Hardox 450, que combina dureza com resistência mecânica e tenacidade, a Vale projetou uma nova geração de grelhas para aplicação principalmente em mineração de grande escala e pedreiras. A geometria da grelha e o corte de chapas individuais são únicos em comparação com os de redes tradicionais com padrão quadriculado. O novo conjunto de grelhas oferece redução no tempo de paralisação devido a um melhor fluxo do material e manutenção mais fácil, o que proporciona uma grande economia de custos e ao meio ambiente.

Concedido pela primeira vez em 1999, o Swedish Steel Prize existe para inspirar e aumentar o conhecimento sobre a capacidade dos aços de alta resistência de desenvolver produtos mais leves, mais seguros e mais ecológicos.

O vencedor do Swedish Steel Prize receberá um prêmio de 100.000 coroas suecas e um troféu desenhado por Jörg Jeschke. A cerimônia de premiação é parte de um evento de três dias do qual aproximadamente 600 representantes internacionais da indústria de manufatura e aço em todo o mundo participarão de seminários e visitas à SSAB.

Contato

Marie Elfstrand, diretora de comunicações externas, tel. +46 8 454 57 34

Para fotos, acesse o Media bank da SSAB

A SSAB é uma empresa siderúrgica com base na região Nórdica e nos Estados Unidos. Ela oferece produtos de valor agregado e serviços desenvolvidos em cooperação próxima com seus clientes para criar um mundo mais forte, leve e sustentável. A SSAB conta com funcionários em mais de 50 países. A SSAB possui unidades de produção na Suécia, na Finlândia e nos EUA. A SSAB está listada na NASDAQ OMX Nordic Exchange de Estocolmo, Suécia, e tem uma listagem secundária na NASDAQ OMX de Helsinque, Finlândia. www.ssab.com.

Rating:

vote data

Let us know if you are going to use this press release. Thank you!

Publications